Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

Rank Brasil: Marco Zero da BR 101 em Touros é Reconhecido Como Recorde Nacional

Marco Zero da BR 101
 Primeiro monumento em estrutura de concreto armado representativo ao descobrimento do Brasil
Homenagem ao Marco de Touros relembra a fixação do primeiro símbolo de posse colonial de Portugal em terras brasileiras
A ENGECAL – Engenharia e Cálculos Ltda entra novamente para o RankBrasil em 2014, desta vez com o Primeiro monumento em estrutura de concreto armado representativo ao descobrimento do Brasil. A obra localizada na Praia dos Marcos, em Touros (RN), relembra a fixação do Marco de Touros, que aconteceu em 1501.
O monumento em homenagem a este episódio possui um arco formado por dois lados diferentes em estrutura de concreto armado. O desenho ousado exigiu cálculos distintos para cada haste e foi concluído em três meses de trabalho.
Localizada no km 0 da BR-101, a obra tem projeto estrutural dos engenheiros civis José Pereira da Silva, Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.
Segundo o engenheiro Fábio, o título é uma alegria que a empresa recebe com orgulho. “É penta! Ficamos muito felizes. Cada recorde conquistado nos dá mais reconhecimento aqui no estado e nacionalmente”.
A estrutura entregue a turistas e moradores no ano de 1999 foi encomendada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura de Touros e conta com o desenho arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Marco de Touros
Marco do Descobrimento do Brasil
Fixado em terras brasileiras pelos portugueses, o Marco de Posse, mais conhecido como Marco de Touros, é considerado por muitos historiadores o primeiro registro oficial do Brasil e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan).

Em 1976, o símbolo teve que ser retirado do local porque estava se deteriorando com a maresia e vento, além de sofrer com a ação dos moradores que costumavam tirar lascas para fazer chás milagrosos acreditando nos poderes de cura da pedra.
O local, chamado de “Santo Cruzeiro”, era considerado sagrado e cultuado por comunidades da região praiana. Uma réplica foi entregue à população após a retirada, no mesmo ano.
Existem outros marcos fixados no litoral brasileiro na história do Brasil, um na Bahia e outro em São Paulo, mas nenhum tão antigo. Atualmente, o Marco de Touros original e a réplica estão expostos no Forte dos Reis Magos, em Natal (RN).



Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário