Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Lixão de Santa Luzia a "Ferida Ambiental" Que Tem Que Ser Fechada

A abertura do lixão de Santa Luzia no Município de Touros, ao lado de uma rodovia, próximo à comunidade, a um Rio, a Casas, é a prova real da falta de compromisso com a vida e o meio ambiente. Com a determinação baseada em lei, que obriga os municípios até 2014 acabar com os lixões, o município de Touros, enfim terá a oportunidade de consertar um dos graves erros cometidos em um passado não tão distante. A Pergunta é se o município de Touros conseguirá cumprir a determinação? O município já tinha conhecimento da Lei que pede pela construção de um aterro e outras medidas para por fim ao lixão?
Como mostra a data, lixão não saiu de Santa Luzia.

A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) diz que, até 2014, todos os municípios brasileiros terão que transformar os seus depósitos inadequados de lixo, os chamados “lixões”, em aterros sanitários. Mas será que isso vai ser possível? Observe alguns números do lixo no Brasil, de acordo com dados provenientes da matéria “Municípios não devem cumprir prazos da Lei de Resíduos Sólidos” publicada em Dci.com.br em 28 de junho de 2011:
63% dos municípios ainda enviam seus resíduos sólidos para os lixões, fato que – como dizem as empresas desentupidoras – tanto produz entupimentos nas galerias pluviais quanto contamina o solo e a água em mananciais;
59,3% não têm sistema de coleta seletiva;
80,5% não possuem métodos e não realizam a compostagem;
70% dos municípios possuem catadores de lixo e materiais recicláveis, mas em 79% das cidades a categoria não tem organização oficial.
Dessa forma, fica a nossa dúvida: será que o município de Touros conseguirá entrar em conformidade com a lei até 2014? O que você acha?


Fonte: Touros em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário